IGC Engenharia

Atendimento IGC - (85) 3535.5440

IGC Acontece

Obras do Atheneuzinho serão entregues em junho

A previsão é de que as obras de transformação do antigo Atheneuzinho em Centro Cultural sejam concluídas em junho deste ano, mas a abertura ao público ainda não está definida. Representantes do Banco do Estado de Sergipe (Banese) e da construtora responsável pelos serviços (IGC), visitaram na manhã desta quarta-feira, 27, o local para verificar o andamento dos serviços de reforma e restauração, construção de alguns espaços, urbanização e estacionamento. O Centro Cultural está orçado em cerca de R$ 9 milhões (Obras e aquisição do acervo).

IGC Acontece
O prédio, localizado na Av. Ivo do Prado, Centro de Aracaju, foi construído há cerca de 100 anos, no Governo Graccho Cardoso, o que segundo o arquiteto Ézio Déda, requer mais

cuidados quando se trata da restauração. “É um referencial arquitetônico da década de 30, uma estrutura secular que requer muito cuidado quando se começa a mexer e os trabalhos somente puderam ser iniciados após passar por diversos órgãos a exemplo de Condurb, Corpo de Bombeiros, SMTT, entre outros”, explica Ézio Déda, ressaltando ser um trabalho minucioso no sentido de preservar o patrimônio.

De acordo com o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento, o espaço será transformado em um importante centro de referência no resgate da memória cultural e de inovações tecnológicas da arte sergipana. “Após processo de licitação vencido por uma empresa cearense, a IGC, o projeto começa a ser executado por profissionais sergipanos. No local serão instalados o Instituto Banese e o Banese Cultural”, explica, lembrando ser um trabalho minucioso que lida com o patrimônio histórico do estado.

IGC Acontece

Riqueza de detalhes

Indagado pela reportagem do Portal Infonet sobre o prazo de entrega, o engenheiro Ítalo Ferreira, disse ser uma obra muito rica em detalhes, que precisa de muitos cuidados. “A parte de construção do prédio administrativo é rápida, mas o carro-chefe é mesmo a restauração. Para se ter uma idéia, passamos três meses somente para conseguir a cor natural, ou seja, ocre com cinza. Sem contar que encontramos paredes muito antigas, com mofo. Não é tão simples derrubar para adiantar”, destaca. Ele estima que os trabalhos possam ser finalizados em junho deste ano.

Para manter a edificação, está sendo instalada uma estrutura metálica com a finalidade de suportar a laje. Já foi realizada a descupinização da área e após a conclusão das obras, será iniciada a aquisição de equipamentos e catalogação dos acervos, o que pode atrasar a abertura ao público. Isso sem contar com a acessibilidade, a exemplo de rampas e elevador panorâmico.

Mais


Rua Dom Joaquim, 407 Sala 03 - Centro - Fortaleza/CE | CEP: 60110-100 | FAX: (85) 3535.5403

Todos direitos reservados